Uma das atividades mais prazerosas – e extremamente complicada e trabalhosa – da área de Marketing é a de organizar e gerir Feiras e Eventos.
Muitos acreditam ser uma atividade menos importante. Outros pensam ser só para os vendedores beberem com os clientes... Mas posso afirmar ser uma das maiores e melhores oportunidades para a marca ou empresa se relacionar com os diversos públicos envolvidos.
Muito antes do Evento...
O planejamento de um evento chega a ser com dois anos de antecedência, envolvendo profissionais internos das áreas de vendas, produtos, marketing, relações-públicas, logística, fiscal, entre muitas outras, além de profissionais de empresas terceiras de montagem de estandes, iluminação, atividades lúdicas, alimentação, segurança…
E se for fora do país? Bem mais complicado.
Claro que tudo isso depende do Orçamento definido para investirmos num evento. Muitos estandes de grandes eventos receberam investimentos superiores ao valor de mansões muito bem localizadas. Outros, poucos milhares de Reais.
Cronograma muito bem definido
Como em todo projeto, a participação em um grande evento possui atividades dependentes de outras que a antecedem. E saber a ordem desses acontecimentos é primordial para que nada aconteça de errado durante o processo que antecede ao grande dia: a Avant Premiere! (Normalmente um dia antes da abertura do evento ao público em geral, realiza-se uma noite de abertura para celebridades e poucos convidados.)
Reuniões de acompanhamento devem ser realizadas e sua frequência dependerá de quão complexo é o projeto deste evento. Todos devem estar na “mesma página” para que não ocorram os famosos desencontros de informação.
Quem trabalha no estande não está lá por diversão...
Um dos maiores erros em um evento é simplesmente mandar as pessoas para lá sem antes explicar em detalhes o que cada um deverá fazer. Inúmeras vezes presenciei profissionais em estandes que foram “passear” na feira, sem falar nos que realmente estavam escalados e pouco sabiam sobre as estratégias desenhadas para aquele evento.
Antes da abertura é necessário um treinamento aos profissionais que irão participar ativamente do atendimento ao público. Nem todos possuem as mesmas habilidades e conhecimentos, então até o posicionamento de cada um no espaço físico do estande deverá ser determinado.
Cada vez mais tecnologia aplicada nos eventos.
Certamente uma das estratégias mais usadas ultimamente – até a chegada do Covid-19 – é a aplicação de alta tecnologia em atividades lúdicas nos estandes. Sim, queremos ser diferentes e agregarmos atributos de evolução aos produtos e serviços ofertados!
Normalmente esses serviços são terceirizados e precisamos que eles estejam preparados para as possíveis intercorrências que possam acontecer. E sempre um profissional da contratada presente para acompanhar a execução do serviço.
Uniformes e roupas dos integrantes do time de atendimento.
A grande maioria dos profissionais de marketing já aboliram a utilização de moças em trajes quase inexistentes em feiras comerciais, mas infelizmente alguns ainda acreditam que isso fará um consumidor se tornar fiel ao seu produto...
Se você já evoluiu como eu, cuide da imagem de todos os envolvidos na operação do estande como cuidaria de um time presencial em uma loja de shopping: o cliente precisa entender visualmente a quem procurar. E não se esqueça de considerar o fator temperatura naquele pavilhão, naquele mês.
Exposição de produtos
Claro que queremos mostrar nossos produtos – ou demonstrar nossos serviços – em nossa estande... Mas quantos? Dispostos em estantes feias ou em displays bem acabados? Iluminados? Abertos para manipulação de consumidores ou fechados com acrílico?
São tantas possibilidades envolvidas na apresentação que precisaria de outro post aqui no blog somente para falarmos sobre isso.
E tem muito mais...
Coloquei aqui somente alguns fatores que precisam de atenção ao se participar de um grande evento comercial.
Precisando de maiores orientações e processos assertivos e seguros para gerir seus próximos eventos? Fale conosco!
Mas e o Covid-19?
Com a pandemia muitos eventos presenciais foram cancelados ou adiados. Novos protocolos de segurança estão sendo desenhados para que quando ocorram, sejam seguros para participantes e expositores.
Nenhuma live de rede social conseguirá substituir a presença física em um evento. Esteja preparado(a) para quando tudo isso acabar – se é que acabará mesmo.
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